segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mobiliário Grego


Os gregos construíram muitos palácios, tribunais, teatros e templos que acabaram ficando famosos, dentre suas criações podemos citar o Partenon (templo em homenagem à deusa Palas Atena) como monumento mais célebre construído por esse povo.
A arquitetura grega ficou famosa também pelos tipos de colunas usadas em suas construções, pois eram artisticamente trabalhadas em estilo dórico, jônico e coríntio. As casas gregas desde o início já eram bem divididas, possuíam quartos, banheiros, cozinhas, dispensas, pátio aberto, salas de convívio familiar. Algumas casas possuíam até segundo piso. Abaixo podemos ver uma imagem com a divisão de uma casa e sua fachada.
Já em relação ao mobiliário grego do período arcaico (meados do século VI a 475 a.C.) foram descobertas informações importantes sob a forma de modelos de terracota, esculturas e principalmente pintura de vasos. Através disso pode se concluir que o leito ou cline era usado para dormir e os homens reclinavam-se nele para comer enquanto as mulheres sentavam-se em cadeiras durante as refeições. Os suportes do leito eram por vezes torneados, e a parte de cima da perna tinha a forma de um sino pesado e côncavo. Este estilo é bastante feio e em breve se passaram a usar pernas retangulares, decoradas com palmitos e ovais. As mesas usadas para comer eram pequenas e podiam ser guardadas por debaixo do leito quando não estavam em uso. As pinturas dos vasos parecem indicar que o tipo de mesa mais usual era de tampo retangular. Como esse leitos eram em geral muito altos eram utilizados pequenos banquinhos para que eles pudessem subir. As ilustrações mostram muitos tipos de bancos e cadeiras. O thronos era uma cadeira cerimonial com ou sem braços. Foi possível identificar pelas pinturas que os gregos utilizavam arcas para guardar objetos.
Abaixo podemos ver algumas imagens que proporcionaram aos estudiosos concluir os detalhes citados acima.


Os thronos gregos eram conhecidos como "apoio dos céus", ou seja, termo que ficou conhecido quando Zeus se tornou um Deus antropomórfico. Esse foi imaginado como o "assento de Zeus". Thronos era um tipo de objeto de status elevado, mas não necessariamente com qualquer conotação de poder. Os aqueus (de acordo com Homer) eram conhecidos por colocar adicionalmente tronos vazios nos palácios e templos, para que os deuses pudessem estar sentados quando desejassem. O mais famoso desses tronos era o de Apólo em Amyclae.

As duas principais da Grécia para a história do mobiliário foram a adição de apoios curvos para a cabeça e para os pés ao leito e a criação da cadeira a que se dava o nome de Klismos, que era uma cadeira elegante, de belas proporções com espaldar curvo, pés em formas de sabre e assento trançado.





Abaixo temos mais algumas figuras  encontradas por pesquisadores da cadeira desenvolvida pelos gregos a Klismos, essa considerada uma das mais belas desta época.

Foi na Grécia que começaram a fazer as primeiras peças de mobiliário infantil, nos meados do século V a.C. inventaram uma cadeira de bebê em que a criança ficava sentada em segurança. Porém não encontramos imagens desse mobiliário.
Abaixo algumas figuras de outros tipos de banco desta mesma época. A primeira com pernas talhadas e pintadas. E a segunda com pernas em forma de patas de cabra e decorada com medalhões com cabeças de leões. Temos imagens de cadeiras com pernas torneadas vindas do Partenon e a direita um banco com patas de leão voltadas para dentro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário